quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dicas para Acabar com Bullying

Dicas para acabar com Bullying, (acto de intimidar, oprimir) é um problema sério nas escolas do mundo todo, mas vai muito além da sala de aula: as agressões podem acontecer na vizinhança, ou mesmo em casa.
Existem tambem outras formas de crueldade entre crianças, inclusive o ciberbullying, uso de telemóveis, computadores e outros aparelhos electrónicos para maltratar outras crianças.

Os pais tem o dever de ficar atentos ao comportamento dos filhos.

Em primeiro lugar os pais devem Verificar:
1- Se o seu filho(a) está se socializando em sala de aula.
2- Se houve uma queda nas notas do boletim.
3- Se o seu filho(a) está retraído, falando pouco e com medo de ir a aula.
4- Se o seu filho(a) está chegando em casa com as roupas rasgadas (camiseta, geralmente pois muitos agressores seguram suas vítimas pelo colarinho), marcas no pescoço (vermelhidão ou arranhão causado por estrangulamento), roupas sujas (podem ter jogado refrigerante, comida ou causados por queda derivado de um empurrão) e qualquer outra alteração que fuja do cotidiano.

Em seguida veja como agir nas dicas abaixo:

Como evitar o bullying:
1- Procure no primeiro dia de aula ir buscar o seu filho na saída e saber as novidades (se ele gostou, em que sala ele está, se conheceu alguém, se os professores são legais e como foi que ele se sentiu.)

2- Procure ir as reuniões de pais e mestres e saber como está o andamento dos estudos de seu filho(a) converse com os professores faça amizade e avise os professores que você está a disposição se precisarem de algo, mostre-se interessado em ajudar, e assim vendo o que os professores vão falar de outros alunos, "normalmente sabemos quem são os bagunceiros, os encrenqueiros, os brigões e assim vai...." identificando qual o tipo de aluno que está dividindo a mesma sala com o seu filho(a) fica mais fácil identificar o agressor se acontecer algo. (Logicamente que que não queremos que isto aconteça!)

3- Se o estudante tiver um irmão mais velho, de preferência de maior, que possa ir busca-lo pelo menos uma vez por semana. (Porque os alunos vendo que ele não está sozinho não vão mexer com ele, pelo menos as probabilidades irão diminuir muito!)

4- Converse com o seu filho(a), mostre-se interessado fazendo com que ele te explique algo que você não se lembre pois faz muito tempo que não estuda.

ATENÇÃO: Este é o item mais importante.

Procure colocar o seu filho para fazer uma atividade física ou uma arte marcial, vou explicar porque:

Segundo pesquisas as vítimas de bullying geralmente tem um perfil padrão,
sedentários,
envergonhados,
os famosos nerds ou CDF´s,
roupas inadequadas ao uniforme,
tipo de corte de cabelo,
socialização
medrosos.

1- Atividade Física:
Com o seu filho fazendo uma atividade física como, volei, basquete e futebol fica muito mais fácil a socialização evitando ficar isolado sendo um alvo fácil de piadas e maus tratos.

2- O exercício físico deixa a pessoa mas disposta e atenta a tudo que acontece a sua volta, automaticamente aumentando a quantidade de colegas de jogos tornando-se futuros amigos.

3- Artes Marciais:
-Aumenta a disciplina
-Concentração
-Auto estima
-Equilíbrio emocional
-Respeito com o próximo
= Contudo, o seu filho(a) vai saber se defender e vai ter um ótimo condicionamento para sair correndo quando precisar.

Isso tem que acabar..!
DENUNCIEM!!!

Seguidores

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"